LANCE! Opina: A segunda tela e o esporte
MatériaMais Notícias
da dobrowin:
da fazobetai: O mundo atual onde as pessoas estão 100% conectadas produziu um dos fenômenos mais interessantes em termos de marketing e comunicação, o conceito de segunda tela. As pessoas comentam, postam fotos e interagem enquanto assistem seu programa favorito na TV.
A força dessa audiência dupla, na TV e internet gerou realmente enormes oportunidades para marcas de todos os setores. E entre toda a programação da TV, sem dúvida o esporte é o mais diferenciado na segunda tela. Os eventos esportivos são muito valorizados como conteúdo e o torcedor sempre online permite uma grande interação pelas redes sociais.
Os gols, as defesas, os erros de arbitragem, a conquista de títulos, a tristeza na derrota, alegria na vitória, enfim todo esse componente emocional, parte do DNA do esporte, é o combustível para esse novo mundo conectado.
Assim, o esporte gera um impacto de marketing maior do que na programação habitual da TV, já que os fãs estão muito mais dispostos, engajados e emocionalmente envolvidos para interagir com patrocinadores, seus times e ídolos. A paixão que o esporte desperta é o grande potencial para impactantes e rentáveis projetos no mundo digital.
Copa do Mundo foi exemplo do fenômeno(Foto: Fabrice Coffrini/AFP)
Apenas como exemplo da força da segunda tela, durante a Copa de 2014 nada menos que 672 milhões de tweets foram postados em todo o mundo relacionados ao evento. Isso significa que as pessoas vibravam e postavam, essa é a nova realidade, bastante complexa já que estamos falando na fragmentação total das mídias e da necessidade de inteligência de marketing digital para adequar marcas a esse novo cenário.
As diferentes pesquisas apontam que mais de 80% dos brasileiros acessam a internet enquanto assistem TV. E segundo pesquisa Lance/Ibope, 82% dos brasileiros acompanham regularmente esporte pela mídia no país. Portanto é fácil concluir que os milhões e milhões que estão assistindo esporte na TV estão conectados e bem engajados com algum dispositivo móvel nas mãos.
Não há dúvidas do mundo de oportunidades para que times e empresas patrocinadoras interajam com milhões de torcedores, por meio da segunda tela durante as partidas. É possível criar campanhas, ações promocionais, viralizar conteúdo exclusivo e construir uma sólida relação entre as marcas e os torcedores.
O grande desafio será como monetizar toda essa gigantesca audiência. Na minha opinião o caminho é entender profundamente o que pensa e como age o torcedor na segunda tela e surpreendê-lo, indo além da venda de produtos por e-commerce.
O futuro do marketing esportivo digital será das escolhas corretas para executar bem um planejamento online, com sua rápida adaptação à velocidade dos tempos atuais, somado aos aspectos intangíveis e imprevisíveis do esporte.